Bareme Imprensa Regional 2010

Já são conhecidos os resultados do estudo Bareme Imprensa Regional deste ano, do qual se retiram as seguintes notas:

– Aumento do interesse, geral, por este tipo de imprensa (51,9% em 2010 e 49,7% em 2009);
– Castelo Branco continua a ser o distrito onde se regista mais audiência (aumento de 3,7%, relativamente a 2009);
– O distrito de Santarém foi o que mais cresceu (8,4%), passando do 4.º para o 2.º lugar do ranking;
– Leiria mantêm o 3.º lugar, com um ligeiro aumento (1,1%);
– Preferência, dos leitores, pelos semanários (28%), seguidos pelos mensários (11,4%).

Importa referir que a amostra do estudo foram 219 títulos, menos 18 do que em 2009, o que poderá ter influenciado os resultados. Este primeiro olhar é geral, desconhecendo-se a variação de títulos/distrito analisados.

Por fim, chamo a atenção para os mensários, associados à imprensa local, das freguesias, das pequenas localidades. No presente estudo, certamente estão relacionados com pequenos municípios, pequenos regiões, porém, importa referir que a imprensa local, normalmente com periodicidade mensal, apesar de ser ainda desconhecida – não existem estudos sobre ela –, desempenha um papel importante na vida das populações. Não só na preservação das suas memórias, mas também de promoção à literacia. Aliás, seria interessante que alguém estudasse, ao nível da educação para os media, este tipo de publicações e o seu papel junto dos leitores.

Leituras complementares:
28% dos leitores de imprensa regional preferem semanários.
Castelo Branco, Santarém e Leiria lideram leitura de imprensa regional.
Coimbra lidera audiências.
Bareme Imprensa Regional 2009.

Actualizado dia 20 de Maio, 12h05.

Anúncios

One response to “Bareme Imprensa Regional 2010

  1. Pingback: Recommended Links for May 19th | Alex Gamela - Digital Media & Journalism

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s