“O elogio da Imprensa Regional”

“(…) Os grandes diários portugueses continuam a ser, ante do mais, jornais de Lisboa ou do Porto. Jornais que pouca importância dão ao que se passa para além das áreas urbanas destas duas cidades. Jornais incapazes de reflectir o palpitar da vida quotidiana das gentes das cidades e das aldeias da “província”. Uma província que, desde logo, pouco se interessa por tais jornais (…) J.M. Nobre Correia, Professor de jornalismo na Université Libré de Bruxelas in “A Cidade dos Média”.

A importância da imprensa regional ultrapassa largamente aquilo que se julga quando se olha o país e o mundo com a visão estreita do centralismo, a partir de Lisboa.

A imprensa regional mudou. Soube modernizar-se. Adoptou modelos empresariais mais dinâmicos e consentâneos com as novas realidades do nosso tempo. Profissionalizou-se e tornou-se um suporte informativo e publicitário de grande potencial.

Rosto humanizante e próximo do país real, a vocação da imprensa regional é o jornalismo de proximidade; são as notícias-de-ao-pé-da-porta, que escapam à grande imprensa generalista que, lhe garantem reconhecidos e invejáveis índices de fidelização de leitores.

No mundo globalizado, a imprensa regional é factor essencial de preservação das identidades – que a Europa tanto defende. Mas é também factor de enraizamento, porque liga as comunidades à sua terra de origem.

O conceito antropológico de região cultural aplica-se-lhe com inteira justiça, quando a mobilidade e errância da imprensa regional é capaz, como nenhum outro meio de comunicação, de vencer fronteiras e geografias na ligação às comunidades de lusofalantes.

Por tudo isto, a imprensa regional tem dado um contributo decisivo na promoção da coesão regional, bem como tem sido um estímulo à descentralização. Factores essenciais ao desenvolvimento harmónico do país.

meioregional.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s