Um olhar pelo portal da imprensa regional

O site www.imprensaregional.com.pt agrega sites noticiosos de cariz local e regional, integrando-se “na revisão do regime de incentivo à leitura e ao acesso à informação e dirige-se, fundamentalmente, aos leitores de publicações periódicas de informação geral de âmbito regional”.

O projecto conta já com 3 anos, no entanto o seu conteúdo é ainda modesto. A ele estão agregados apenas 47 sites em todo o país, existindo distritos nos quais nenhum meio aderiu ainda ao portal: Beja, Setúbal, Vila Real, Viseu e Região Autónoma da Madeira.

Para além disso, dos 47 sites inseridos, apenas 25 são “reais”, na medida em que se encontram com conteúdos actualizados. Os restantes ou não têm qualquer conteúdo ou têm apenas uma ou duas notícias “de teste”. A estes há a acrescentar as vezes repetidas em que o mesmo site aparece (mas em concelhos diferentes), como é exemplo o site Terras do Homem, que aparece para os concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde (distrito de Braga).

Não sei ao certo quantos meios locais e regionais portugueses existem online, mas sei de vários que aqui não constam e é por isso que considero o número modesto. Resta saber as razões.

Dados:

Distritos Número de Concelhos com site Número de sites Número de sites com conteúdos (sim)
Aveiro 2 2 1
Beja 0    
Braga 4 2 2
Bragança 2 2 1
Castelo Branco 1 1 1
Coimbra 5 5 2
Évora 2 2 1
Faro 6 5 3
Guarda 2 2 0
Leiria 2 2 1
Lisboa 1 1 0
Portalegre 2 2 1
Porto 12 12 8
Santarém 2 2 2
Setúbal 0    
Viana do Castelo 2 2 1
Vila Real 0    
Viseu 0    
Açores 2 2 1
Madeira 0    
TOTAIS 47 44 25

Concelhos com sites (N=47), por distrito: Aveiro (Albergaria-a-Velha e Aveiro), Braga (Amares, Cabeceiras de Basto, Terras de Bouro, Vila Verde), Bragança (Bragança, Mirandela), Castelo Branco (Castelo Branco), Coimbra (Arganil, Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Tábua), Évora (Évora), Faro (Albufeira, Loulé, Monchique, Portimão, Silves, Tavira), Guarda (Guarda), Leiria (Caldas da Rainha, Peniche), Lisboa (Sintra), Portalegre (Alter do Chão, Elvas), Porto (Amarante, Baião, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Porto, Trofa), Santarém (Ourém), Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Ponte de Lima), Açores (Ponta Delgada, Vila do Porto)

Anúncios

6 responses to “Um olhar pelo portal da imprensa regional

  1. MVVC – Museu Virtual Viana do Castelo
    http://www.mvvc.ipvc.pt
    um guia turístico virtual para a cidade que muitos desconhecem…

  2. Quando foi divulgado o portal imprensa regional, fui logo saber como se poderia estar presente.Para meu espanto os jornais gratuitos não poderiam participar, porque a lei diz que os jornais gratuitos não têm direito a receber apoios, mas estando a fazer um trabalho de incentivo à leitura, oferecendo informação a toda a população que o procura e como o nosso que o levamos porta porta, não podemos estar presentes.
    Não estamos no http://www.imprensaregional.com.pt, mas estamos na Net sem apoios e fazendo um trabalho de apoio aos emigrantes da nossa terra com muito orgulho.

  3. Pingback: Um olhar pelo portal da imprensa regional | Proximidade Cibernética

  4. Aqui fica um público “sê bem-vinda ao Local Media PT” 😉

  5. maragoncalves

    Obrigado 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s