Questões ‘ERCianas’


Dois dos principais rostos da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) escrevem num blogue. Nada de mais (inclusivamente há quem já tenha abordado o assunto anteriormente)!

O que motiva estas linhas é a recolha de alguns indicadores que me levam à afirmação “a ERC e quem a representa deveria rever a sua forma de actuação”.

Acompanho o referido blogue e, pelo que observo, tem actualização diária (ou praticamente, com uma ou mais). Mesmo não sendo “o blogue da ERC”, são lá debatidos temas relacionados com os média, a prática do jornalismo e dos jornalistas. Resumindo, algumas das áreas de actuação da entidade reguladora.

Por outro lado, já pude constatar que a mesma entidade é pouco dada a respostas ou esclarecimentos (mesmo quando a correspondência é endereçada directamente a um dos autores do referido blogue). Sobretudo quando se trata dos média locais (um exemplo) ou regionais e/ou seus jornalistas.

A vontade que me dá, ao ‘abrigo’ da frase que surge no blogue dos dois membros da ERC – “Não renunciarás à tua liberdade de expressão e de opinião” – seria dizer que “se gerissem melhor o tempo entre escreverem naquele espaço e responderem às questões dos média que regulam (também os ‘pequenos’), ganhariam muito mais”. Mas nem vou por aí, até porque não é “o blogue da ERC” (whatever). Antes, prefiro recordar algumas das palavras que foram proferidas no decorrer da apresentação do estudo “A Imprensa Local e Regional em Portugal”.

Anúncios

3 responses to “Questões ‘ERCianas’

  1. Caro Pedro Jerónimo,
    Sobre o seu post, gostaria de lhe dizer que nunca recebi qualquer pedido de informação a que não tivesse dado resposta, seja por escrito, seja telefónica ou pessoalmente. Não sei, pois, a que se refere quando diz que não respondo (não sei se se refere à minha pessoa se à ERC) “às questões que os média colocam”. Se se refere à ERC enquanto instituição se houver questões dirigidas aos serviços que não tenham tido resposta, peço-lhes que as reenvie para mim.
    Cordialmente,
    Estrela Serrano

  2. Pedro Jerónimo

    Caríssima Estrela Serrano,

    Agradeço o pronto comentário! Os casos que conheço foram ou dirigidos aos serviços ou a outrém (ERC), que não V/ Exa. Desde a “não resposta”, passando pelos insistentes pedidos de esclarecimento que não são dados pelos serviços, são os casos que me chegaram. Em todos eles a via foi a mesma: correio postal.

    Serve este post e comentários não só para esclarecimento de outros casos, desconhecidos, mas também de comprometimento, da minha parte, em fazer chegar aqueles que são conhecidos a sugestão que V/ Exa. aqui deixa.

    Fica crítica, construtiva, que se espera que ajude a ERC a cumprir melhor a sua missão.

    Com os melhores cumprimentos,
    Pedro Jerónimo

  3. Olá, Pedro Jerónimo
    Fico a aguardar que me informe sobre casos que conheça de não resposta da ERC para eu tentar ver o que se passou. Desejo-lhe um bom ano de 2011.
    Estrela Serrano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s