Tendências na imprensa regional

O Diário do Sul teve a iniciativa de colocar online um inquérito, que visa recolher indicadores das preferências dos seus leitores/utilizadores, no acesso ao mesmo. Os resultados falam por si.

Leitores apontam para um consumo claramente digital

Anúncios

6 responses to “Tendências na imprensa regional

  1. Miguel Pereira

    Esta sondagem, embora demonstrativa de tendências, revela, também, dois perigos: primeiro evidenciar desejos e não práticas e, segundo, restringir-se a um universo que me parece pouco universal. Inquéritos online são respondidos por utilizadores de plataformas e conteúdos online. Passe a evidência.

  2. Pedro Jerónimo

    Caro Miguel Pereira. Plenamente de acordo. É apenas o registo de uma iniciativa de das suas tendências “teóricas”. Se quisermos alargar a observação, dierei que a imprensa regional segue as pisadas dos médias nacionais, tal como refere Helder Bastos no seu livro “Origens e Evolução do Ciberjornalismo em Portugal: Os Primeiros Quinze Anos (1995-2010)”: poucos aproveitamento da Internet a aposta no meio, nas rotinas, na formação.

    Já quanto às práticas, é sobre elas que versa o trabalho que estou a desenvolver no âmbito do doutoramento 🙂

    • Miguel Pereira

      Infelizmente tenho de reconhecer o meu desconhecimento da referência, mas seguindo o seu raciocínio suspeito para onde apontará. Outro pormenor que é elucidativo e que verifiquei à posteriori, é o número diminuto de respostas. Definitivamente uma amostra curta.

      Quanto à sua tese dde Doutoramento desejo-lhe os maiores sucessos!

      • Pedro Jerónimo

        É uma obra recente – Dezembro 2010 -, portanto, é natural 🙂 Sim, é um número reduzido de respostas, porém, o que motivou esta divulgação não foi o seu teor estatístico, mas registar que há quem procure, por sua iniciativa, perceber tendências de leitura.

        Agradecido!

  3. São alguns bons primeiros passos. Infelizmente, ainda não pode sequer ser considerado “gatinhar”, uma vez que ainda falta à imprensa regional repensar e adaptar os critérios editoriais no que diz respeito aos conteúdos online e questionar-se que tipo de leitores conseguirá atingir.

  4. Pedro Jerónimo

    Certamente, caro Paulo Duarte Barbosa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s