Observatório da Imprensa Regional

A constituição de “observatórios de media, cidadania e educação para os meios” é uma das finalidades do projecto “Agenda dos Cidadãos: Jornalismo e participação cívica nos media portugueses”, da Universidade da Beira Interior (UBI), e que surge na sequência do Proximedia. A criação de um Observatório da Imprensa Regional (ObIR) é uma das possibilidades avançada pelo projecto de investigação.

Trata-se de um tema que não é propriamente novo. Apesar de nunca ter sido aqui assumido, o Local Media PT surgiu nessa óptica. Primeiramente como um grupo de trabalho e, posteriormente, tendo como perspectiva a constituição de um observatório. Porém, não exclusivo da imprensa regional, mas dos média e do jornalismo de proximidade (regional e local). Apesar de actualmente estar focado sobretudo na imprensa regional, não esquecemos as rádios e as televisões nas regiões e seu(s) jornalismo(s).

Trata-se de um foco de interesse e com necessidade de conhecimento. O projecto da UBI é sem dúvida bem-vindo e um importante contributo nesse sentido, ainda que a ideia da criação de um ObIR pudesse ser integrada no já existente Observatório da Imprensa. Seja como for, ficaremos atentos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s